CBMA

Centro de Biologia Molecular e Ambiental

Centre of Molecular and Environmental Biology

Other News

Bioblitz Braga - Quantas espécies conseguimos identificar num só dia?

BioblitzUm Bioblitz tem como objetivo encontrar e identificar o maior número possível de espécies (fauna e flora) numa área específica, ao longo de um curto período de tempo. O Bioblitz Braga convida o público a descobrir a biodiversidade do Mosteiro de Mire de Tibães, com a ajuda dos nossos investigadores, num programa para toda a família! O programa terá início às 09h, com 3 sessões ao longo do dia: 09h-13h, 14h-18h, 21h-24h, proporcionando a observação de diferentes espécies em cada momento.



Poster do evento »»

Escola de Ciências da Universidade do Minho, membro com consórcio organizador da Noite Europeia dos Investigadores 2016-2017, promove no próximo dia 10 de setembro, um "Bioblitz Braga - Quantas espécies conseguimos identificar num só dia?", em parceria com o Mosteiro de S. Martinho de Tibães.

Um Bioblitz tem como objetivo encontrar e identificar o maior número possível de espécies (fauna e flora) numa área específica, ao longo de um curto período de tempo.

Bioblitz Braga convida o público a descobrir a biodiversidade do Mosteiro de Mire de Tibães, com a ajuda dos nossos investigadores, num programa para toda a família!

O programa terá início às 09h, com 3 sessões ao longo do dia: 09h-13h, 14h-18h, 21h-24h, proporcionando a observação de diferentes espécies em cada momento.


Investigador responsável: Pedro Gomes, Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

Ponto de encontro: entrada do Mosteiro.

Material: máquina fotográfica (com flash, para a noite), binóculos, lanterna elétrica (preferência de tipo frontal, para deixar as mãos livres), calçado e roupa confortável e adequada, chapéu, água.

Atividade destinada ao público em geral.

A participação na atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia até dia 6 de setembro através do formulário disponível em https://goo.gl/LcSZSk

Participe!

Contactos:

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie.

mais informações: https://www.facebook.com/noitedosinvestigadores1415/


 
 

Stranding of a whale in Viana do Castelo - Portuguese Wildlife Society

Last Monday, SPVS (Portuguese Wildlife Society) was contacted following the stranding of a whale in Viana do Castelo. The biologists belonging to the SPVS team, Dr. Jorge Santos and Dr.Hélder Araújo, moved to the location and performed the biometric analysis and necropsy of the cetacean that was already in an advanced state of decomposition. The strandings of cetaceans are frequent throughout the year in all our coast with several causes of death (accidental catches in fishing gear or bycatch, collisions with vessels, disease, old age, etc.) and casually enhanced by bad weather conditions that favor the disposal of carcasses on the beach.

SPVS is an NGO that integrates the Rede Abrigos - Rede de Apoio a Mamíferos Marinhos (RAMM) of Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) since 2003 and is responsible for this type of events in the north of the country (Caminha-Nazaré) and the Algarve. It's action is the result of a strong cooperation between the maritime authorities, ICNF and municipalities - more information on http://socpvs.org

See more »»

baleiagG

 

Tertúlia Urban Algae Folly

castrogBrasileira, no centro da cidade sexta-feira, 26-02-2016, pelas 21:30 horas.

Com a participação de Bruno Castro, professor convidado do Departamento de Biologia e investigador do CBMA; Begoña Espiña, investigadora no INL e Miguel Bandeira, vereador da Camara Municipal de Braga. Apresentação e Moderação: Célia Pais, Depatamento de Biologia, Universidade do Minho

Bruno Castro, docente convidado no Departamento de Biologia da Universidade do Minho e investigador no Centro de Biologia Molecular e Ambiental, onde se dedica ao estudo da ecologia e ecotoxicologia. As temáticas de investigação a que se dedica estão sobretudo relacionadas com os efeitos da perturbação de origem humana sobre os organismos aquáticos e as funções por eles desempenhadas. Traz à discussão uma perspetiva integrada, na ótica do ecossistema, motivada pela necessidade de se construir alicerces científicos sólidos para abordar os desafios ambientais atuais.  

Bgoña Espiña, bióloga marinha e investigadora no INL. A sua investigação está centrada no desenvolvimento de ferramentas de gestão das águas usando nanotecnologias em sistemas de deteção remotos e de captura de contaminantes. Mais concretamente o tipo de contaminantes aquáticos do seu interesse são toxinas produzidas por microalgas, as quais também estão a ser usadas para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas em sistemas de nano encapsulamento dirigido.

Miguel Bandeira é Vereador da Camara Municipal de Braga, com o pelouro de Regeneração Urbana, Património, Relação com as Universidades, Urbanismo, Planeamento, Ordenamento e Mobilidade. É Docente nas graduações de Geografia e Planeamento, Arquitetura, Sociologia e História; Supervisor de Doutoramento (Geografia, Sociologia e Arquitetura) e Mestrado (Património e Turismo, Engenharia e Sociologia), na Universidade do Minho. 



 

XVII Jornadas de Biologia Aplicada

Cartaz XVII JBA

As Jornadas de Biologia Aplicada (JBA) são um dos eventos científicos com maior destaque que decorrem na Universidade do Minho. Contando 16 edições realizadas com sucesso, este evento é organizado por uma comissão de alunos finalistas da licenciatura em Biologia Aplicada, contando com a supervisão do Doutor Rui Oliveira e da Doutora Alexandra Nobre, assim como com os apoios do Departamento de Biologia, da Universidade do Minho e do Núcleo de Estudantes de Biologia Aplicada da Universidade do Minho.

 A próxima edição das prestigiadas JBA contará com palestras (com oradores nacionais e internacionais de excelência), workshops, uma tertúlia, um debate e um speed-meeting, bem como diversos momentos de discussão e outras atividades de exposição e partilha de conhecimentos. O objetivo principal das JBA consiste em fornecer uma visão alargada dos estudos e avanços científicos que se desenvolvem nos vários campos da Biologia e, permitir a interação com profissionais de prestígio.

As XVII Jornadas de Biologia Aplicada realizar-se-ão no campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga, nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro de 2016. Serão abordados temas como origem da vida, biologia celular, biologia populacional, ecologia, sustentabilidade, farmacogenética, biologia sintética, antropologia, entre outros, de modo a explorar todo o mundo biológico.

As inscrições fecham dia 24 de Janeiro.

www.jornadasba.com

Https://www.facebook.com/jornadasba

 
Page 2 of 9
You are here: Home Other News Archive

Members' Resources