CBMA

Centro de Biologia Molecular e Ambiental

Centre of Molecular and Environmental Biology

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Tertúlia Urban Algae Folly

castrogBrasileira, no centro da cidade sexta-feira, 26-02-2016, pelas 21:30 horas.

Com a participação de Bruno Castro, professor convidado do Departamento de Biologia e investigador do CBMA; Begoña Espiña, investigadora no INL e Miguel Bandeira, vereador da Camara Municipal de Braga. Apresentação e Moderação: Célia Pais, Depatamento de Biologia, Universidade do Minho

Bruno Castro, docente convidado no Departamento de Biologia da Universidade do Minho e investigador no Centro de Biologia Molecular e Ambiental, onde se dedica ao estudo da ecologia e ecotoxicologia. As temáticas de investigação a que se dedica estão sobretudo relacionadas com os efeitos da perturbação de origem humana sobre os organismos aquáticos e as funções por eles desempenhadas. Traz à discussão uma perspetiva integrada, na ótica do ecossistema, motivada pela necessidade de se construir alicerces científicos sólidos para abordar os desafios ambientais atuais.  

Bgoña Espiña, bióloga marinha e investigadora no INL. A sua investigação está centrada no desenvolvimento de ferramentas de gestão das águas usando nanotecnologias em sistemas de deteção remotos e de captura de contaminantes. Mais concretamente o tipo de contaminantes aquáticos do seu interesse são toxinas produzidas por microalgas, as quais também estão a ser usadas para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas em sistemas de nano encapsulamento dirigido.

Miguel Bandeira é Vereador da Camara Municipal de Braga, com o pelouro de Regeneração Urbana, Património, Relação com as Universidades, Urbanismo, Planeamento, Ordenamento e Mobilidade. É Docente nas graduações de Geografia e Planeamento, Arquitetura, Sociologia e História; Supervisor de Doutoramento (Geografia, Sociologia e Arquitetura) e Mestrado (Património e Turismo, Engenharia e Sociologia), na Universidade do Minho. 



 

XVII Jornadas de Biologia Aplicada

Cartaz XVII JBA

As Jornadas de Biologia Aplicada (JBA) são um dos eventos científicos com maior destaque que decorrem na Universidade do Minho. Contando 16 edições realizadas com sucesso, este evento é organizado por uma comissão de alunos finalistas da licenciatura em Biologia Aplicada, contando com a supervisão do Doutor Rui Oliveira e da Doutora Alexandra Nobre, assim como com os apoios do Departamento de Biologia, da Universidade do Minho e do Núcleo de Estudantes de Biologia Aplicada da Universidade do Minho.

 A próxima edição das prestigiadas JBA contará com palestras (com oradores nacionais e internacionais de excelência), workshops, uma tertúlia, um debate e um speed-meeting, bem como diversos momentos de discussão e outras atividades de exposição e partilha de conhecimentos. O objetivo principal das JBA consiste em fornecer uma visão alargada dos estudos e avanços científicos que se desenvolvem nos vários campos da Biologia e, permitir a interação com profissionais de prestígio.

As XVII Jornadas de Biologia Aplicada realizar-se-ão no campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga, nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro de 2016. Serão abordados temas como origem da vida, biologia celular, biologia populacional, ecologia, sustentabilidade, farmacogenética, biologia sintética, antropologia, entre outros, de modo a explorar todo o mundo biológico.

As inscrições fecham dia 24 de Janeiro.

www.jornadasba.com

Https://www.facebook.com/jornadasba

 

Environmental Education Course

This course will allow participants to structure a more  global vision of Environmental Education and its role on modern society. Several theoretical fundamentals will be addressed, along with practical activities, including group dynamics and field activities.

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Target audience
Education professionals and higher education students, who wish to develop competencies in the field of environmental education.

Thematic Programme 
• Environment and Society: historical and cultural perspective
• Environmental Education: paths and concept
• Environmental State of the Planet: a global analysis
• Environmental Education and social intervention
• Evaluation in Environmental Education
• Group dynamics

Dates, Times and Places
November 21, from 9am - 12.30pm and 14h-18h
University of Minho, Department of Biology, Campus of Gualtar

November 22, from 9.30 - 12.30 and from 14h-17h30
Monastery of Tibaes Aim of Tibães, Braga

* Price and Registration
Until October 30 - 1st Phase of entries
€ 30 students of bachelor and master / € 60 other participants

After October 30 - 2nd Phase of entries
€ 40 students of bachelor and master / € 70 other participants
* Includes certificate of attendance and course material support.

Entries are made from the form:
https://eduamb.wufoo.eu/forms/curso-de-educaaao-ambiental/
Maximum number of participants: 20 | Number minimum number of participants: 6
Deadline for registration: November 13

 

Oficina LONTRAS E LAGOSTINS

"In the last workshop of the first edition of "Wild Sundays", we invite you to discover the Adaúfe River Beach and to investigate some of its wild habitants. Will we find clues that wiil help us discover if Otters and Crayfish occur in the river beach? And, after all, what do these two animals have in common?
Come and spend a fun afternoon with your family in this beautiful natural setting and explore the characteristics, habits, habitats and interactions of these animals. We’re counting on you!"

lontras


TIME
 | 15H-18H
PRICE / WORKSHOP | 5€/grown up | 4€/children up to 12 years
PARTICIPANTS | Nº minimum: 6 | Nº maximum: 20
REGISTRATION|socpvs.org/domingosselvagens.php|until july 22
INFORMATION |   This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it   | (+351) 911 764 104

 

Divulgação posters ecofisiologia

ADurante as próximas semanas, estará patente no átrio dos laboratórios de ensino do Dep. Biologia uma exposição de trabalhos em painel/poster dos estudantes das licenciaturas em Biologia-Geologia (3º ano) e Ciências do Ambiente (2º ano), realizados no âmbito da unidade curricular de Ecofisiologia.


Os trabalhos dos estudantes concernem temáticas como a osmorregulação em organismos estuarinos, o balanço hídrico (e dessecação) em organismos terrestres, a plasticidade fenotípica, algumas estratégias de obtenção de calor, e as relações alométricas. Os trabalhos (realizados em grupo) consistem em experiências realizadas pelos próprios estudantes nas aulas práticas de Ecofisiologia. A exposição é dinâmica, e os painéis serão expostos rotativamente, de forma a possibilitar a todos os grupos a oportunidade de ver o seu trabalho divulgado. 
No final do semestre, os melhores trabalhos serão selecionados pelo docente responsável e será atribuído um título oficioso ao(s) melhor(es) poster(s).


 

 
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