Workshops Biologia

Workshops Biologia

Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, 15 de julho, 10h-13h

No próximo dia 15 de julho, decorrerá uma sessão integrada no ciclo de oficinas "Há Ciência na Cidade!", em parceria com o Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

Esta sessão enquadra-se no projeto "SCILIFE - Science in Everyday Life / Ciência no dia-a-dia", que tem o seu momento alto no próximo dia 29 de setembro, data em que se comemora, por toda a Europa, a Noite Europeia dos Investigadores.

A participação na atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia até dia 11 de julho através do formulário disponível em https://goo.gl/forms/h0cRdknHROYO8Qfk1

Participe!

O participante poderá escolher 1(um) dos seguintes workshops:

WORKSHOP 1 - O que há numa folha?

Atividade destinada a participantes com mais de 14 anos.

Descrição: Tendo como objeto centralizador da ação a folha de uma planta, os participantes serão convidados a realizar diferentes experiências para melhor conhecerem a estrutura e funcionamento deste órgão. Exemplos serão a avaliação do efeito de diferentes fatores na transpiração foliar, observação de estomas e tricomas ao microscópio ótico, observação de cloroplastos em microscopia de fluorescência e extração e separação de pigmentos fotossintéticos.

WORKSHOP 2 - Microrganismos, as fábricas do futuro

Atividade destinada a participantes com mais de 15 anos.

Descrição: Na Natureza podemos encontrar proteínas com variadas funções que vão desde componentes estruturais a transportadores de nutrientes. Ao longo da evolução, estas proteínas foram aperfeiçoadas dando origem a estruturas especializadas de elevada performance. Nesta atividade pretende-se mostrar alguns exemplos da utilização de microrganismos para a produção de compostos de interesse inspirados na natureza com o objetivo de desenvolver materiais avançados e compostos de valor acrescentado. Tudo isto usando técnicas de engenharia genética e microrganismos como fábricas celulares.

WORKSHOP 3 - Perceber o envelhecimento celular com a ajuda do fermento do padeiro

Atividade destinada ao público em geral.

Na presente atividade será demonstrado como podemos usar a levedura (o fermento de padeiro) para estudarmos as alterações das células quando envelhecem ou morrem em resposta a um agente tóxico. Vamos usar proteínas e compostos fluorescentes para avaliar estas alterações com a ajuda do um microscópio de fluorescência e de um citómetro de fluxo.

WORKSHOP 4 - Avaliação da qualidade ecológica da água dos rios

Atividade destinada a participantes com mais de 12 anos.

A atividade pretende oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecerem por dentro um centro de investigação e seus laboratórios. O tema central é a diversidade biológica nos ecossistemas de água doce e as ameaças que este património natural enfrenta face às alterações causadas pelas diversas atividades humanas. Para além das atividades científicas, os visitantes terão ainda oportunidade de conhecer a cidade de Braga e o Campus Universitário de Gualtar. Os interessados podem trazer os seus computadores, tablets, câmara fotográfica, e - sobretudo - uma boa dose de curiosidade!

Cartaz »»

Contactos:

A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie.

Ciência p´ra que te quero! QuantosRsECOntas?
21 de outubro, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Braga, 10h-12h. Já ouviste falar nos 3Rs? Sim…. E nos 5Rs? Ou...
You are here: Home CBMA News Archive Workshops Biologia