CBMA

Centro de Biologia Molecular e Ambiental

Centre of Molecular and Environmental Biology

2017

Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação (BI1/DermoID-CBMA/2017)


Encontra-se aberto o concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação - Mestre  (BI1/DermoID-CBMA/2017) no âmbito do Aviso: 09/SI/2016 Núcleos de I&DT, Projeto DermoID – “Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Dermocosméticos”, com o nº 21931, cofinanciado pelo NORTE2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) nas seguintes condições:
1. Área Científica: Ciências Biológicas
2. Requisitos de admissão: Mestrado em Genética Molecular ou equivalente. Dar-se-á preferência a candidatos com experiência em cultura in vitro de células humanas, em particular em estruturas 3D. Adicionalmente, valorizar-se-á conhecimento e experiência em métodos de análise de viabilidade celular, histologia e imunohistoquímica, além de formação complementar em bionanossistemas para aplicações cosméticas.
3. Plano de trabalhos: As principais tarefas do projeto são: Identificar e caracterizar compostos marinhos com bioatividade para incorporação em produtos dermocosméticos.
4. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro. Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P em vigor ((www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf)
5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho, em colaboração com a empresa Interhigiene e com os restantes parceiros do projeto, em regime de exclusividade, e sob a orientação científica da Prof. Andreia Gomes.
6. Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em julho de 2017, eventualmente renovável até ao limite máximo permitido pelo projeto, em regime de exclusividade.
7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.
8. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
- Avaliação curricular (30%)
- Experiência de investigação na área de estudo (40%)
- Entrevista (30%)
9. Composição do Júri de Seleção: 
O júri será constituído por Andreia Gomes (Presidente), 
Paula Sampaio (Vogal), Célia Pais (Vogal) e Raul Machado (Vogal suplente)
10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: O resultado do processo de seleção será divulgado por email a todos o(a)s candidato(a)s. Caso a decisão seja desfavorável, os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem, em sede de audiência prévia, nos termos do Código do Procedimento Administrativo (artigos 121º e 122º.)
11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontrase aberto no período de 9 a 23 de junho de 2017.
12. Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos: (1) Curriculum Vitae detalhado, com indicação de e-mail; (2) Carta de motivação; e (3) Documentos comprovativos das habilitações académicas.

As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente para o e-mail  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it indicando no assunto a referência BI1/DermoID-CBMA/2017.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Programa Doutoral em Microbiologia Aplicada e Ambiental
Doctoral Program in Applied and Environmental Microbiology
DP_AEM

O Programa Doutoral em Microbiologia Aplicada e Ambiental (Doctoral Program in Applied and Environmental Microbiology, DP_AEM) obteve em 2015 aprovação para financiamento pela Fundação para Ciência e Tecnologia, IP (FCP,IP), no âmbito do concurso para “Programas Doutoramento FCT”, tendo sido concedidas 24 bolsas de doutoramento, a atribuir em quatro edições sucessivas do programa.
Cabe à Comissão de Seleção do Programa Doutoral DP_AEM selecionar os estudantes que usufruirão das bolsas financiadas pela FCT sendo que os contratos de bolsa de investigação são celebrados diretamente com esta.
Nos termos do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004 de 18 de agosto, na sua atual redação (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt, e do Regulamento de Bolsas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P.—2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt), a Comissão Diretiva do Programa Doutoral DP_AEM abre concurso para a seleção de bolseiros para atribuição de bolsas individuais para frequência deste curso de doutoramento no ano letivo 2017/18.
O Programa Doutoral DP_AEM tem uma matriz inter-universitária, inter-centros de investigação e interdisciplinar. As Universidades e Institutos/Centros de Investigação envolvidos nesta proposta têm uma longa tradição de excelência em investigação e no ensino aos níveis pré- e pós-graduado em ciências microbiológicas e em microbiologia ambiental e biotecnologia. Este consórcio integra recursos educativos e disponibiliza uma rede de colaborações de reconhecida qualidade científica e pedagógica a nível internacional, que tem dado contributos relevantes nas áreas interdisciplinares científicas e tecnológicas deste
programa doutoral.
O DP_AEM foca-se no estudo de microrganismos, crucial para a compreensão dos mecanismos fundamentais da vida e para novos desenvolvimentos e aplicações na indústria biotecnológica, na reabilitação ambiental, na produção de energia e nos sectores de saúde e alimentação humana e animal. O DP_AEM oferece uma formação multidisciplinar que inclui uma compreensão profunda da microbiologia molecular e celular e uma visão contemporânea da microbiologia baseada no genoma bem como da diversidade e evolução microbianas. Disponibiliza conhecimento prático do uso de abordagens quantitativas e integrativas baseadas na exploração de ferramentas ómicas, numa perspetiva de microbiologia de sistemas e sintética.
O programa promove nos seus estudantes o desenvolvimento de competências necessárias para transformar o conhecimento adquirido em produtos ou aplicações de biotecnológicas. O programa contribuirá ainda para o desenvolvimento das competências em empreendedorismo, incluindo inovação, capacidade de liderança, de resolver problemas e de comunicação, necessárias à criação de, ou participação em, empresas inovadoras no campo da microbiologia e da biotecnologia microbiana.

 

1. BOLSAS DE DOUTORAMENTO (BD)
Estão disponíveis até ao máximo de seis Bolsas de Doutoramento, a quemsatisfaça as condições previstas no n.º 1 do Artigo 30.º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, alterado pelos Decretos-Leis nº 107/2008, de 25 de junho, e 230/2009, de 14 de setembro. A duração da bolsa é anual, prorrogável até ao máximo de quatro anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a seis meses consecutivos.

 

2. DESTINATÁRIOS
Podem candidatar-se ao presente concurso:
Cidadãos nacionais, ou cidadãos de outros estados membros da União Europeia;
Cidadãos de estados terceiros, detentores de título de residência válido, ou beneficiários do estatuto de residente de longa duração, nos termos previstos na Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, alterada pela Lei nº 29/2012, de 9 de agosto;
Cidadãos de estados terceiros com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade.

 

3. INSTITUIÇÔES DE ACOLHIMENTO
São instituições de acolhimento as três instituições que participam no programa – Universidade do Minho (UMinho), Universidade de Lisboa (UL) e Universidade Nova de Lisboa (UNL) – através dos respetivos cursos de doutoramento.

 

4. REQUISITOS DE ADMISSÃO
Sem prejuízo do disposto no ponto 2., os candidatos a este concurso de bolsas deverão manifestar de forma explícita, na sua candidatura, a sua preferência pela frequência num dos seguintes cursos doutorais – programa doutoral em Biologia Molecular e Ambiental (UMinho), programa doutoral em Engenharia Química e Biológica (UMinho), programa doutoral em Biotecnologia (UL), programa doutoral em Biologia (UL) ou programa doutoral em Molecular Biosciences (UNL).

 

5. PERÍODO DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS
O concurso está aberto entre 14 de abril e 14 de maio de 2017

 

6. CANDIDATURAS
A candidatura consiste nos seguintes documentos: i. Certificados de habilitação de 1.º e de 2.º ciclo com indicação de classificação final, ii. Curriculum vitae detalhado, Carta de Motivação, iii. Certificado de proficiência da língua inglesa, falada e escrita, através de organizações reconhecidas, tais como TOEFL, Instituto Britânico, iv. Duas cartas de referência. A candidatura tem de ser enviada para o endereço de email  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it " data-mce-href="mailto: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it "> This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it  .  Mais informações sobre os critérios de admissão e outros detalhes sobre o processo de candidatura podem ser encontrados na página oficial do DP_AEM em: http://phdmicrobiology.pt/

7. AVALIAÇÃO
A avaliação das candidaturas é feita nos termos previstos e descritos na página do programa doutoral em http://phdmicrobiology.pt/index.php/about/admission-andselection, ponderando-se os elementos de apreciação e produzindo-se lista(s) ordenada(s) de candidatos.

8. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Os resultados da avaliação são comunicados por email, e divulgados para consulta na página do programa doutoral em http://phdmicrobiology.pt/.
Caso a decisão a tomar seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.

Da decisão final pode ser interposto recurso para a Fundação para Ciência e Tecnologia, IP (FCP,IP), no prazo de 15 dias úteis após a respetiva notificação.

 

9. FINANCIAMENTO
Os subsídios relativos às componentes da bolsa, as propinas e o apoio complementar são financiados por verbas do Orçamento do Estado do Ministério da Educação e Ciência e por verbas do Fundo Social Europeu através dos Programas Operacionais do período de programação 2014-2020, do Portugal 2020, nomeadamente, o Programa Operacional Temático do Capital Humano e o Programa Operacional Regional do Norte, acordo com as disposições do Regulamento Específico aplicável. Em tudo não previsto no Aviso de Abertura é aplicável o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica, disponível no Portal da FCT.

 

10. POLÍTICA DE NÃO DISCRIMINAÇÃO E DE IGUALDADE DE ACESSO
A FCT, I.P, enquanto organismo público promove uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato/a pode ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a ou privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e fili

___________________________________________________________________________________________________ 


Interested in working with us? All open oportunities are listed bellow; check if any of them suits your interests.
This list will be updated as new oportunities arise.

Anúncio para atribuição de Bolsa de Pós-Doutoramento 

Encontra-se aberto o concurso para atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento (BPD1/nextsea/2017) no âmbito do projeto The NextSea: Next generation monitoring of coastal ecosystems in a scenario of global change (operação NORTE-01-0145-FEDER-0000032), cofinanciado pelo NORTE2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER nas seguintes condições:

1Área Científica: Ecologia Marinha/Estuarina 
2. Requisitos de admissão: Doutoramento em Ecologia Marinha/Estuarina ou áreas relacionadas. Serão condições obrigatórias: (i) 3 ou mais artigos científicos como autor ou co-autor em revistas Q1; (ii) experiência em técnicas de amostragem de biodiversidade em sistemas marinhos/estuarinos; (iii) experiência na condução de experiências manipulativas utilizando organismos marinhos/estuarinos; (iv) experiência no processamento e identificação de organismos marinhos/estuarinos e (v) experiência em análise estatística, nomeadamente em ambiente R Familiaridade com ferramentas moleculares (PCR e sequenciação de alto débito) e de bioinformática será valorizada. Os candidatos deverão possuir capacidade de iniciativa e boas qualidades para trabalhar em equipa.
3. Plano de trabalhos: As principais tarefas do projeto são: 
3.1 Desenho de planos de amostragem e de experiências manipulativas em organismos marinhos/estuarinos do N de Portugal 
3.2 Identificação de organismos 
3.3 Análise estatística de dados
3.4 Preparação e escrita de artigos científicos 
3.5 Supervisão de alunos de pós-graduação 
4Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro. Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.— 2015. 
5Local de trabalho: Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA), nas instalações do Departamento de Biologia, da Universidade do Minho, Campus de Gualtar em Braga. 
6Duração da bolsa: Duração de 6 meses, eventualmente renovável, com início previsto em Fevereiro de 2017, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
(http://www.fct.mces.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos). 

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1495 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária. 
8. Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes, com a respetiva valoração: – 60%
a) Avaliação curricular (0-2 pontos) 
b) Experiência devidamente comprovada em (i) técnicas de amostragem de biodiversidade em sistemas marinhos/estuarinos; (ii) condução de experiências manipulativas utilizando organismos marinhos/estuarinos; (iii) processamento e identificação de organismos marinhos/estuarinos e (iv) experiência em análise estatística biologia molecular. Os candidatos deverão possuir capacidade de iniciativa e boas qualidades para trabalhar em equipa (0-3 pontos).
c) Avaliação da carta de motivação para o tipo de trabalho a efetuar e das cartas de recomendação (0-2 pontos) – 40% 
d) Entrevista (0-3 pontos) aos 5 candidatos com m elhor pontuação nos pontos anteriores. 
9Composição do Júri de Seleção: O júri será constituído pelo Pedro Gomes (Presidente), Filipe Costa (Vogal), Pedro Santos (Vogal) e Ronaldo Sousa (Vogal suplente) 
10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: O resultado do processo de seleção será divulgado por email a todos o(a)s candidato(a)s. Caso a decisão seja desfavorável, os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem, em sede de audiência prévia, nos termos do Código do Procedimento Administrativo (artigos 121º e 122º.)
11Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontrase aberto no período de 12 de dezembro de 2016 a 12 de janeiro de 2017. 
12. Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos: (1) Curriculum Vitae detalhado, com indicação de e-mail; (2) Carta de motivação; (3) 2 cartas de recomendação e (4) Documentos comprovativos das habilitações académicas. As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente para o e-mail  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it " data-mce-href="mailto: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it "> This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it  indicando no assunto a referência BOLSA BPD1/next-sea/2017.

___________________________________________________________________________________________________ 

Call for expressions of interest for 1 Assistant Researcher position at the Centre of Molecular and Environmental Biology, University of Minho, Braga, Portugal 

SCOPEThe NextSea: Next generation monitoring of coastal ecosystems in a scenario of global change (operação NORTE-01-0145-FEDER-000032) wants to fill 1 Assistant Researcher position in the field of Marine Biology/Ecology. For this purpose, the Centre of Molecular and Environmental Biology (cbma.uminho.pt) at the University of Minho expresses its interest in the collection of personal, academic and professional information of potential candidates to perform duties in the above mentioned area. For project summary see https://www.researchgate.net/project/NEXT-SEA-Next-generation-monitoring-of-coastal-ecosystems-in-a-scenario-of-global-change. 

ADMISSION REQUIREMENTS: Candidates holding a Ph.D. in the area of Marine Biology or closely related fields, and with a minimum of two (2) years of proven post-doctoral research in the same area; be author or co-author of at least five (5) articles published in Q1 scientific journals "ISI Journal Citation Index”; good communication skills, the ability to work in an autonomous way and within the scope of a multidisciplinary team, including biologists, civil and electronics engineers; experience in biological sampling in marine and estuarine environments is desirable (familiarity with molecular tools in this context will be also valued). 

WORK PLAN: The researcher will be involved in the global supervision of the tasks and integration of activities among the project research lines. Coordination of sampling activities (biological and oceanographic sampling), assessment of benthic assemblages and substrate colonization by classical and molecular methods, as well as active collaboration in the development of new generation physical and biological sensors.

The researcher is expected to be involved inapplications for research grants, graduate student’s supervision, lecturing advanced courses in the scope of the Do*Mar PhD programme, as well as in the public dissemination of the project activities. 

WHAT WE OFFER: Opportunity to have a central role in one of a few strategic projects granted to the University of Minho by the North 2020 programme, with a total budget of 1,2M€. The project involves a multidisciplinary team, linking biologists, biochemists, electronic and civil engineers, in a quest for novel integrated approaches for oceanographic and biological monitoring. The fellow will be hosted by the CBMA - Centre of Molecular and Environmental Biology (http://cbma.uminho.pt), University of Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal and will have access to recently inaugurated facilities, at the Institute of Science and Innovation for Bio-Sustainability (IB-S).

CONTRACT DURATION: The contract will last 12 months, starting on January 2017, with the possibility of renewal, based on mutual agreement,  up to the project end. The annual salary corresponds to a gross income of 35,218.64 Euros. 

HOW TO APPLY: By email to  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it " data-mce-href="mailto: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it "> This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it  with the subjectCBMA/N2020 – INV/04/2016 and with the following information:

-          Identification of the candidate (copy of the passport)

-          Curriculum Vitae/resume (indicating the URLs for 5 selected articles)

-          Motivation letter

-          2 Reference letters 

DEADLINE: The invitation to applicants is open from 17 November to 09 January 2017.

 
You are here: Home

Members' Resources